International Manga Award

O 8º International Manga Award é um concurso organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, com apoio da Associação dos Cartunistas do Japão e da Fundação Japão. A primeira edição do concurso foi criado em 2007, pelo então ministro responsável Taro Aso, com o intuito de divulgar a cultura de mangá pelo mundo.

A edição de 2014 já está com as inscrições abertas e, para participar, basta apresentar um projeto impresso de uma obra em mangá, com mais de 24 páginas, produzida fora do Japão.

No Brasil, as inscrições podem ser enviadas até o dia 31 de maio para uma representação diplomática japonesa (consulado ou embaixada), ou enviadas diretamente para a Comissão Executiva do 8º Concurso Internacional de Mangá.

Os trabalhos serão avaliados por um comitê formado por editores e artistas de mangá no Japão e o resultado deve ser publicado entre o final de 2014 e janeiro de 2015. O primeiro colocado receberá o Golden Award e outros três artistas serão premiados com o Silver Award. Os escolhidos ganharão uma viagem de dez dias para o Japão, incluindo a participação da Cerimônia de Premiação em Tóquio e visitas a editoras e encontros com mangakás. Além disso, outras obras são reconhecidas com o Bronze Award.

A ganhadora do Golden Award da 7ª edição do International Manga Award foi a tailandesa Prema Jatukanyaprateep. “Eu tive sorte de ter uma família que me deu apoio e por ter a oportunidade de continuar criando mangás. Eu acho que o segredo para o sucesso é se esforçar de verdade por aquilo que você se interessa e que ama de verdade”, disse Prema em seu discurso na cerimônia de premiação.

Em 2013, a editora JBC promoveu o primeiro concurso Brazil Manga Awards para buscar talentos brasileiros no mercado de mangás. Os cinco melhores trabalhos serão publicados pela editora JBC e todos os participantes que optaram pela participação no International Manga Award terão seus mangás enviados diretamente para o Consulado Geral do Japão em São Paulo após o preenchimento da ficha de inscrição em inglês. Vale lembrar que o resultado do concurso brasileiro não influenciará a avaliação do comitê japonês.

Inscrições
Para informações detalhadas do regulamento, clique aqui.

A ficha de inscrição deve ser preenchida em inglês ou japonês
Para baixar, clique aqui.

Endereços de embaixadas ou Consulados Gerais do Japão
http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/sobre/outro.htm

Caixa Postal da Comissão Executiva
P.O.Box
MBE310
The Eighth International MANGA Award Executive Committee
1F MOF Kandaiwamoto-cho Bbldg.3-8-16
Iwamoto-cho Chiyoda-ku
Tokyo, JAPAN 101-0032