Taça da Copa do Mundo chega ao Japão

Taça da Copa é recebida ainda no aeroporto
Taça da Copa é recebida ainda no aeroporto

O tour da taça está chegando ao fim e, depois de passar pela Coreia do Sul e China, é a vez de passar pelo Japão. Logo na chegada foi feita uma cerimônia foi feita ainda na na pista de pousos e decolagens do aeroporto de Haneda, com a presença do embaixador brasileiro Arthur Antunes Coimbra.

De lá, o troféu foi levado à residência oficial do primeiro ministro japonês Shinzo Abe, onde foi feita uma cerimônia restrita. Em seguida será feita uma caravana pela região de Tohoku (que foi a mais afetada pelo terremoto seguido de tsunami em março de 2011).

Masashi Nakayama – o primeiro jogador japonês a participar de uma Copa do Mundo da FIFA – vai liderar a caravana junto com alunos do Colégio Takata pela região como apoio às vítimas e reconhecimento dos esforços pelo processo de reconstrução das cidades atingidas.

Antes de ser trazida ao Brasil, o troféu ainda deve passar pelos Estados Unidos, para apreciação de fãs do futebol.

A estreia da equipe japonesa na Copa do Mundo será no dia 14 de junho, quando enfrenta a Costa do Marfim na Arena Pernambuco (Recife). O segundo jogo do Japão será no Rio Grande do Norte, quando encara a Grécia, no dia 19. O último jogo da primeira fase será contra a Colômbia, no dia 24, na Arena Pantanal (Cuiabá).