Tóquio Reversa

Projeto de vídeo é parte do movimento
Projeto de vídeo é parte do movimento “Slow TV”

A primeira impressão ao ver o vídeo “Tokyo Reverse”, é a de que tudo ao redor está girando no sentido contrário, mas na realidade, quem caminha no sentindo reverso é o ator Ludovic Zuili.

Ele passa por diferentes pontos turísticos de Tóquio e mostra um outro olhar de como o tempo passa na metrópole. De acordo com a BBC, Zuili teve que fazer aulas de dança para tornar os movimentos mais naturais.

Este projeto (assista abaixo) de cinco minutos é apenas um trecho do filme de 9 horas que foi ao ar na televisão francesa, como parte da programação “Slow TV” que é um conceito de “uma pequena revolução” para diminuir o ritmo das informações na televisão ao mostrar eventos cotidianos, geralmente ao vivo, em sua totalidade. Na Noruega, por exemplo, este mesmo conceito atraiu mais da metade da audiência da televisão local para um vídeo sobre uma viagem de trem por seis dias.

A dupla formada por Ludovic Zuili e Simon Bouisson também já fez um vídeo no Rio de Janeiro, mostrando os principais pontos turísticos da cidade. Neste projeto, o vídeo traz uma dinâmica oposta, mais ágil, como o próprio título “Rio Express” sugere.

TOKYO REVERSE from Simon Bouisson on Vimeo.