Investimentos para aumentar a nacionalização dos veículos
A Honda Automóveis do Brasil inaugurou no último dia 27 um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, em Sumaré (SP). A intenção da empresa é adequar a produção às demandas específicas do Brasil, além de buscar pela nacionalização de componentes e tecnologias.
A princípio, o centro começa as operações com 300 colaboradores para as áreas de engenharia, compras, pesquisa & desenvolvimento. A nova unidade está alinhada à estratégia global da marca de promover o desenvolvimento simultâneo entre as diversas regiões do mundo para oferecer aos consumidores produtos globais, com diferenciais locais.
Assim como já ocorreu com o Civic 2.0 FlexOne, o Fit Twist e o City Sport, novos modelos que estrearão no mercado brasileiro em breve, como os novos Fit e City, além do SUV compacto, contarão com ainda mais diferenciais em motorização, suspensão e novas tecnologias para o mercado brasileiro propostas e desenvolvidas pelo Centro de P&D de Sumaré.
“A decisão de reforçar nossa capacidade de P&D reflete o nosso compromisso em oferecer produtos que atendam as expectativas do consumidor brasileiro. Nosso objetivo é aumentar o índice de nacionalização dos componentes nos próximos dois anos e desenvolver novas versões e modelos específicos para nosso mercado”, explica Luiz Gazzola, gerente geral de Pesquisa e Desenvolvimento da HAB, em nota oficial.
Os investimentos da empresa no país tambpem incluem a construção de uma nova fábrica de automóveis na cidade de Itirapina, no interior do Estado de São Paulo, com capacidade para produção de 120 mil carros por ano. O início das operações da nova planta está previsto para 2015.