Japoneses conquistam as primeiras medalhas em Sochi

Hirano e Hiraoka conquistam as primeiras medalhas japonesas dos jogos de Sochi
Hirano e Hiraoka conquistam as primeiras medalhas japonesas dos jogos de Sochi

No sexto dia de competições dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, dois japoneses conquistaram as primeiras medalhas para o Japão. Os medalhistas desbancaram o favorito americano Shaun White (bicampeão olímpico) na final de snowboard halfpipe, em que os atletas são avaliados pela performance aérea em uma pista semicilíndrica.

Ayumu Hirano, de 15 anos, somou 93,5 pontos na final de snowboard halfpipe e garantiu a medalha de prata na modalidade, enquanto Taku Hiraoka, de 18 anos, conquistou a medalha de bronze com 92,25 pontos. O lugar mais alto do pódio ficou com o suíco Iouri Podladtchikov, com 94,75 pontos.

Hirano é o atleta mais jovem desta edição dos jogos e é também o atleta japonês mais jovem no quadro de medalhas das Olimpíadas de Inverno.

Ayumu Hirano torna-se o medalhista de jogos olímpicos de inverno mais jovem do Japão
Ayumu Hirano torna-se o medalhista de jogos olímpicos de inverno mais jovem do Japão

Nas competições de salto de esqui feminino, a japonesa Sara Takanashi, de 17 anos, acabou ficando de fora do pódio, apesar do favoritismo. Sara vinha com uma ótima campanha com 10 vitórias em 13 eventos durante a Copa do Mundo desta temporada.

Akito Watabe conquista a medalha de prata no sétimo dia de competições, na categoria individual na disputa de esqui cross country
Akito Watabe conquista a medalha de prata no sétimo dia de competições, na categoria individual da disputa do combinado nórdico individual

No período da manhã do dia 12 de fevereiro, Akito Watabe conquistou a medalha de prata, na disputa do combinado nórdico individual (10 Km), somando 130 pontos, logo atrás do alemão Eric Frenzel (131,5 pontos) e bem à frente do norueguês Magnus Krog (115,8 pontos) que ficou com a terceira colocação na categoria.