Preparativos para o Festival do Japão
Audiência com o governdor Alckmin
Na tarde do dia 3 de fevereiro, Akinori Sonoda, presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – Keren, Yasuo Yamada e Toshio Ichikawa, presidente e vice-presidente, respectivamente, da Comissão Executiva do 17º Festival do Japão, acompanhados do cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, do deputado estadual Hélio Nishimoto e da presidente em exercício do Bunkyo, Harumi Goya, foram recebidos pelo governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.
A audiência, agendada pelo deputado Hélio Nishimoto, a pedido dos dirigentes do 17º Festival do Japão, ocorreu após as mudanças propostas pelo novo concessionário do espaço Imigrantes Exhibition & Convention Center (antigo Centro de Exposições Imigrantes), que tem projeto de instalação de grande centro exposições e eventos no local. Com as mudanças, a locação do espaço que era de R$ 300 mil em 2013, passou para R$ 580 mil, em 2014. “O significativo reajuste nesse curto espaço criou uma série de dificuldades para a organização. Por isso, solicitamos a interferência do deputado Hélio Nishimoto junto ao Governador Alckmin, que tem apoiado os grandes eventos culturais da comunidade”, afirmou Toshio Ichikawa, da comissão executiva.
No encontro marcado pela cordialidade, o governador Geraldo Alckmin falou de sua admiração e apreço pela cultura e a comunidade nipo-descendente e colocou-se à disposição para ajudar na realização do tradicional Festival do Japão.
Com a execução das obras do Imigrantes Exhibition & Convention Center, o cônsul Noriteru Fukushima solicitou ao governador Alckmin apoio do Governo do Estado para a realização do Festival do Japão de 2015, que terá como tema os 120 anos de Assinatura do Tratado de Amizade entre o Brasil e Japão (05 de novembro de 1895).
O Festival do Japão em São Paulo é considerado o maior evento de cultura japonesa da América Latina, com cerca de 200 mil visitantes nos três dias de realização. Neste ano, o evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de julho, no espaço Imigrantes Exhibition & Convention Center.
Desde 2002, o Festival de Japão faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo; e desde 2004, do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo.