Festival de Neve de Sapporo

Escultura da TV Fuji
Escultura feita pela TV Fuji, com personagens do canal

Hoje, 5 de outubro começa o 65º Festival de Neve de Sapporo (Sapporo Yuki Matsuri), em Sapporo, capital da província de Hokkaido. A província é considerada a mais fria do Japão, por estar no extremo norte e todos os anos realiza o festival com esculturas de neve em tamanho real, concursos, pistas de patinação e outras atrações.

Cartaz do festivalCartaz do festivalEste ano o festival apresenta 199 esculturas, mas este número ainda deve aumentar até o final do evento, dia 11 de fevereiro, já que algumas áreas são destinadas para os concursos de esculturas. O principal concurso acontece no parque Odori, em que 9 equipes de países como Coreia, Nova Zelândia e Estados Unidos competem com seus projetos monumentais. Na edição do ano passado, a equipe vencedora foi a da Tailândia.

Origem

O evento começou pequeno, em 1950, quando estudantes colegiais construíram algumas esculturas no parque Odori. Hoje, se transformou em um festival que atrai turistas do mundo todo.

Nas últimas edições, o Festival de Neve atraiu mais de 2 milhões de turistas para a cidade e neste ano a expectativa é a de que esse número se mantenha.

Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria

Você pode se interessar também por...