Fundação Japão promove oficina de Kakizome

Dentre as diversas tradições milenares do Japão, uma delas acontece logo no início de cada ano: o Kakizome, que pode ser traduzido como ‘a primeira escrita do ano’. Por meio de pincéis, tinta e papel especialmente trazidos do Japão, esta forma de linguagem transformada em arte traduz as nossas metas e desejos para o ano que se inicia.

No Brasil, a tradição será repetida na Marugoto Oficina Cultural – KAKIZOME, que será realizada em 25 de janeiro, às 13h, na sede da Fundação Japão em São Paulo.

Para isso, os participantes receberão orientações de Etsuko Ishikawa, professora japonesa nascida em Yokohama, que incluirá desde a postura correta para se sentar, a forma de segurar o pincel, preparar a tinta e também a ordem para colocar os traços no papel.

Para aqueles que não conhecem o idioma japonês, a professora traduzirá os desejos em um dos três alfabetos tradicionais – hiragana, katakana ou kanji -, mostrando os caracteres corretos e a forma de desenhá-los. Ao final, os trabalhos poderão ser levados para casa, para serem expostos, atraindo boas energias.

A Marugoto Oficina Cultural – KAKIZOME terá cerca de uma hora e meia de duração.

Relato de Intercâmbio Cultural

Todos os participantes da oficina cultural estão convidados a participar, logo após o seu encerramento, da apresentação da aluna Alessandra Misura, que foi contemplada no final de 2013 com uma viagem ao Japão.

Aluna do curso de japonês Marugoto, promovido pela Fundação Japão em São Paulo, em parceria com a Aliança Cultural Brasil Japão, Alessandra integrou um grupo de 26 alunos de cursos de japonês ministrados pela instituição nos Estados Unidos, Alemanha, França, Rússia, Hungria, Egito, Coreia do Sul, Mongólia, Indonésia, Tailândia, Filipinas, Vietnã, Malásia, Laos, Índia, Austrália, Itália, Inglaterra, Espanha, Ucrânia, Cazaquistão e Quirguistão. Selecionados pelo ótimo desempenho apresentado durante o ano, estes alunos ficaram hospedados em alojamento da Fundação Japão, em Osaka, visitando também Tóquio e Kyoto.

Nesta apresentação, Alessandra contará suas impressões sobre as atividades realizadas no programa, incluindo a vivência com a cultura e os costumes da sociedade japonesa, visita à casa de família japonesa, a uma escola de ensino fundamental, e também a instituições e passeios em geral.

O Relato de Intercâmbio Cultural acontecerá no mesmo local da Oficina, a partir das 15h. Os interessados em ficar para esta apresentação devem informar no ato de sua inscrição para a Marugoto Oficina Cultural – KAKIZOME.

Marugoto Oficina Cultural – KAKIZOME
Quando: 25 de janeiro de 2014, sábado, a partir das 13h
Onde: Fundação Japão em São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 37, 2º andar
Vagas limitadas (máximo de 20 participantes)

Relato de Intercâmbio Cultural
Quando: 25 de janeiro de 2014, sábado, a partir das 15h
Vagas limitadas (máximo de 50 participantes)

Informações e inscrições (até quinta-feira, 23 de janeiro de 2014)
Telefone: (11) 3141-0110
E-mail: info@fjsp.org.br (para inscrição, enviar no e-mail nome, telefone para contato e indicar o evento “Marugoto Oficina Cultural”, “Relato de Intercâmbio Cultural”, ou ambos)