Mensagem de Ano Novo do Imperador Akihito

No dia 2 de janeiro de 2014, o Imperador Akihito fez o pronunciamento oficial com a tradicional mensagem de Ano Novo. O ano de 2014 equivale ao 26º da Era Heisei, ou seja, faz 26 anos que o Imperador Akihito assumiu o trono (exatamente no dia 8 de janeiro de 1989), após o falecimento de seu pai, então Imperador Hirohito.

Em nota publicada pelo site da Agência da Casa Imperial, o imperador destacou novamente as dificuldades vividas pelas famílias que viviam nas áreas mais atingidas pelo terremoto seguido de tsunami, em março de 2011.

“Um terceiro inverno chegou desde o Grande Terremoto do Leste do Japão. No início de um novo ano, meu coração continua seguindo com as pessoas atingidas, aqueles que não podem retornar ao local onde viviam em razão da contaminação radioativa e aqueles que têm que passar o gélido e rigoroso inverno em abrigos temporários”.

No discurso, o imperador também pede que as pessoas tenham cuidado neste inverno quando forem retirar a neve do telhado, para que evitem acidentes.