Modelos compactos de três rodas são destaque no Tokyo Motor Show 2013

Protótipo da Kawasaki chama atenção pela inovação em design e conceito
Protótipo da Kawasaki chama atenção pela inovação em design e conceito

O Tokyo Motor Show 2013 está aberto ao público desde 23 de novembro e continua até 1º de dezembro, no Centro de Convenções Tokyo Big Sight, na capital japonesa. A 43ª edição do evento aborda o tema “Desenhe um novo futuro” e mostra que muitas das projeções de filmes de ficção já estão se tornando realidade. Fazem parte do porfólio da feira lançamentos e protótipos de carros, motos, bicicletas motorizadas e, acima de tudo, de novos conceitos de transporte.

O mercado automobilístico japonês se destaca pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta, com propostas de aproveitamento de espaço e eficiência energética. Das 15 maiores empresas do setor, seis são japonesas (Toyota, Nissan, Honda, Suzuki, Mazda and Mitsubishi).

Mitsuhisa Kato, vice-presidente executivo responsável pelo setor de desenvolvimento tecnológico da Toyota, disse durante coletiva de imprensa que o comprometimento da empresa não é simplesmente em desenvolver novos veículos como meros instrumentos. “Há duas coisas que pensamos quando desenvolvemos novos modelos: um: Não é um carro se não for divertido; dois: nosso slogan “Toyota ReBorn”.”

E é com essa ideia de diversão, a Toyota apresenta na feira, o modelo FV2, que pode ser dirigido de pé e apresenta uma tela interativa no pára-brisa.

Já o i-Road é um híbrido de três rodas que oferece o conforto de um carro e a conveniência de uma moto com seu formato ultracompacto.

iRoad é o modelo de três rodas da Toyota
iRoad é o modelo de três rodas da Toyota

A Kawaski também chega com um modelo inovador de triciclo, o J Three Wheeler EV. O protótipo é um verdadeiro transformer, que se ajusta entre um formato de moto à la Akira (modo esportivo) ou um triciclo invertido, em que as duas rodas ficam para frente (modo de direção confortável). E o tom futurístico não fica só no design. A invenção é movida a eletricidade por meio de uma bateria de níquel-hidruro metálico (a mesma usada em carros híbridos, como o Prius).

Direção em
Direção em “Modo Confortável”

A Yamaha também apareceu com um protótipo de triciclo, o Tricity, com as duas rodas na frente, mas com um design um pouco mais conservador semelhante a uma scooter, que é “fácil de usar e estável”.

Tricity, da Yamaha, preza pelo conforto e estabilidade
Tricity, da Yamaha, preza pelo conforto e estabilidade

Um dos destaques da Nissan é o BladeGlider, carro elétrico com design arrojado extremamente compacto devido ao desenho triangular da cabine que comporta até três pessoas. O modelo ainda é um protótipo mas tem potencial para que entre em produção, de acordo com informações do site da Nissan.

Protótipo da Nissan pode chegar ao mercado em breve
Protótipo da Nissan pode chegar ao mercado em breve

Vejas as fotos dos modelos

Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria


Fotos: Divulgação