Empresa japonesa Line chega ao Brasil
Sticker de personagens da Line
A empresa japonesa Line Corporation chegou ao Brasil há menos de dois meses, mas já conquista mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo oferecendo serviços do aplicativo LINE para troca de mensagens gratuitas.
O serviço se diferencia das demais concorrentes como WhatsApp, KakaoTalk ou Viber, por oferecer um ambiente acessível de diferentes plataformas, seja por um smartphone ou tablet, ou ainda pelo computador. Seria quase como um Skype, mas que agrega ainda outros aplicativos em uma mesma família.
O aplicativo oferece serviços de troca de mensagens e arquivos, além de ligações em áudio e em vídeo. Tudo isso, gratuitamente, desde que o aparelho esteja conectado à internet.
Personagem Moon, em versão especial para o BrasilUm dos principais diferenciais da marca é a busca por uma comunicação melhorada por meio dos milhares de Stickers (figuras que transmitem mensagens) que representam situações diversas. “Usar o Line permite que a comunicação seja mais expressiva. Com o uso de Stickers, imagens ou vídeos em vez de textos, permitindo que sentimentos e frases mais complicadas sejam compartilhadas visualmente”, explica Staci Youn, gerente global de relações públicas da Line para Euro-Americas.
De acordo com Staci, a empresa está otimista e focada em trazer material local para o mercado brasileiro também. “Nós sabemos que os brasileiros são apaixonados, expressivos, além de muito sociáveis e interessados em tecnologia e mídias sociais. Por isso, estamos confiantes que as pessoas vão se engajar ao Line”, completa.
A Line funciona em conjunto com uma rede social e com outros aplicativos de leitor de mangás, de edição de fotos, customização de postais virtuais e games.
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A concorrência do Line inclui grandes companhias como o Facebook, WhatsApp, Kakao… Quais características você destacaria como diferenciais da Line?
Sistemas operacionais multiplataforma e capacidade de comunicação aumentada são duas características-chave da Line. A Line trabalha com diferentes plataformas então, a partir do momento em que você tem um cadastro, consegue acessar pelo computador ou pelo tablet também. E o usuário pode se comunicar da forma que achar mais conveniente, seja por mensagens gratuitas, ligação de voz ou vídeo.
Além disso, a Line oferece um método de comunicação melhorada, com uma grande quantidade de Stickers. Usar o Line permite que a comunicação seja mais expressiva, com o uso de Stickers, imagens ou vídeos em vez de textos, permitindo que sentimentos e frases mais complicadas sejam compartilhados visualmente. Nós sabemos que os brasileiros são apaixonados, expressivos, além de muito sociáveis e interessados em tecnologia e mídias sociais. Por isso, estamos confiantes que as pessoas vão se engajar ao Line. Nós sabemos que o brasileiro é muito conectado à sua língua e estamos trabalhando para oferecer conteúdo local.
Quais as expectativas do Line para o mercado brasileiro e por que é um país importante para o Line?
O Brasil sempre foi um mercado muito atrativo para os negócios em internet. Nós compreendemos como o brasileiro se comunica e sentimos que o público se conectará muito bem com a nossa forma de comunicação. Além disso, é um mercado enorme com um grande potencial para os negócios em todos os segmentos. A expansão da empresa pretende alcançar o mundo todo, especialmente as maiores economias, como o Brasil.
Alguns dos produtos Line, principalmente os personagens, refletem a cultura japonesa. É parte da estratégia de mercado?
Os personagesn da Line e outros produtos são parte importante do nosso DNA. Line foi criado inicialmente no Japão e as principais ideias foram desenvolvidas de acordo com a cultura e linguagem locais. Com o lançamento mundial, nossa estratégia passou a focar nos mercados locais, com tradução para 17 línguas. Atualmente, temos 300 personagens e mais de 10 mil stickers disponíveis e estamos desenvolvendo constantemente mais conteúdos locais e divertidos.
Interface da plataforma de mensagens (iPhone)Quais as principais diferenças entre os usuários do Japão e do Brasil e quais adaptações serão feitas ao mercado brasileiro?
Nós estamos trabalhando na criação de uma série de stickers brasileiros para gerar aproximação com o público e com novos parceiros de mercado. Nós vemos muitas diferenças entre brasileiros e japoneses, mas muitas similaridades também. Ambos são muito sociáveis e engajados a novas tecnologias. Ao mesmo tempo, a língua japonesa é baseada em imagens e ícones enquanto que no Brasil se baseia em muitas expressões e gírias.
Sem contar que o brasileiro é muito aberto e gosta de compartilhar tudo a todo o momento. Isso é um ponto muito positivo para os nosso negócios, considerando que somos também uma plataforma social.
Já existem planos de traduzir os jogos para o português ou mesmo para desenvolver jogos e conteúdo específico para o público brasileiro?
Nós podemos dizer que acreditamos no enorme potencial que a área de games tem no Brasil, como o quarto maior mercado no mundo, mas ainda não temos nenhuma previsão para o lançamento de jogos ou outros produtos no Brasil.
Quais são os próximos passos da empresa? Quais outros serviços podem vir ao Brasil?
Além dos serviços de conteúdo e de jogos, nós também temos outros serviços. Estamos no ramo de e-books e de esoterismo e no futuro, pretendemos expandir para a música, ainda neste ano. Futuramente, pretendemos estender para o e-commerce.
Nós também estamos trabahando com serviços de notícias, Line News e talvez incluiremos um serviço de buscas. Porém, nem todos esses serviços estão disponíveis globalmente ao mesmo tempo.
Nossos serviços são muito usados por outras companhias para fins promocionais, também. Nós temos o que chamamos de “Contas Oficiais” por meio das quais as marcar oferecem cupons ou promoções semelhantes.