Documentário Tokiori entra em cartaz nos cinemas

Tokiori - Dobras do Tempo, dirigido por Paulo Pastorelo
Tokiori – Dobras do Tempo, dirigido por Paulo Pastorelo

O documentário Tokiori – Dobras no Tempo, dirigido por Paulo Pastorelo, retoma a história da imigração japonesa no Brasil e apresenta retratos de famílias de imigrantes que vieram para o Brasil em 1930. O documentário entrou em cartaz no dia 22 de novembro, nos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis e Porto Alegre.

Toki (de “tempo”) ori (do verbo “dobrar”), conta a história das travessias nas quais terra natal e terra estrangeira se confundem e revelam novas identidades mestiças tecidas ao longo de três gerações. No bairro rural da Graminha, no oeste paulista, os destinos de cinco famílias se cruzaram numa história marcada por constantes deslocamentos entre o Brasil e o Japão.

A vivência das travessias em Tokiori se articula em torno de cinco viagens entre o Japão e o Brasil, realizadas entre 1927 e 1992. Os deslocamentos acontecem em períodos específicos nos quais mudanças de ordem econômica e política tiveram repercussões diretas sobre a vida de cada personagem, emaranhando cada vez mais suas referências identitárias.

Assista ao trailer abaixo

TOKIORI Oficial Trailer from Primo Filmes on Vimeo.