Atividade vulcânica no Japão cria nova ilha
Fumaça atingiu cerca de 600 metros de altura
Até o momento, o Japão é um arquipélago formado por 6852 ilhas, mas esse número pode aumentar para 6853. Isso porque a Guarda Costeira do Japão observou, no dia 20 de novembro, a formação de uma nova ilha nas proximidades do pequeno arquipélago de Ogasawara, na costa do Oceano Pacífico, ao sul do Japão.
O vulcão está localizado na costa da ilha inabitada Nishinoshima, e com a erupção, formou-se um novo pedaço de terra de 200 metros de superfície e 20 metros de altura. De acordo com o porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, ainda é cedo para afirmar se é uma nova ilha, pois ela ainda pode desaparecer com as ondas. “Caso o pedaço de terra permaneça, ficaremos contentes em ter mais esse território”, afirmou o porta-voz, à AFP.
Essa é a primeira vez em 40 anos que esse fenômeno é observado no país. Em 1973, uma nova ilha foi registrada como Shinshima-Nishinoshima, mas grande parte dela foi coberta pela água.
A ampliação das águas territoriais do Japão tem sido um tema controverso no país, com as recentes disputas pelas Ilhas Senkaku, entre Japão, China e Taiwan. Para os japoneses, o território é chamado de Senkaku, enquanto que para os chineses, é chamado de Diaoyu.
Veja o vídeo do momento da erupção
Vídeo: AFP/ Guarda Costeira do Japão