Os tons coloridos do outono no Japão

A passagem do outono é marcada pela queda da temperatura que começa pelo norte em direção ao sul do Japão. Foto: JNTO

A passagem do outono é marcada pela queda da temperatura que começa pelo norte em direção ao sul do Japão.
Foto: JNTO

De setembro a novembro o outono no Japão é marcado pelos tons vivos de vermelho, laranja e amarelo nos parques e montanhas. Essa é a época da transformação das cores das folhas e é chamada de koyou ou momiji (ambas são leituras mesmo ideograma: 紅葉)

Apreciar o que a natureza traz de melhor com o clima ameno e com a preparação das plantas para a chegada do inverno tem até uma expressão em japonês, “momiji gari” ou “koyou gari”. Se na primavera os japoneses costumam aproveitar a chegada das flores indo ao parques das cidades, o outono é a época das folhas e dos passeios nas montanhas.

A frente do momiji é chamado de momiji zensen
A frente do momiji é chamado de momiji zensen

A frente do outono é acompanhada de perto por centros de previsão do tempo que indicam o caminho das cores do koyou(koyou zensen). Na paleta de cores das folhas, o verde vai se transformando em amarelo, laranja, vermelho e, por fim, alcança o marrom, marcando a transição do verão para o inverno. O pico do outono é quando as folhas de momiji atingem os tons de vermelho bordo, mas como nem todas as plantas seguem o mesmo ritmo, o que se vê é uma paisagem multicolorida.

Transformação das cores na cidade de Takamatsu, Kagawa. Foto:JNTO

Transformação das cores na cidade de Takamatsu, Kagawa.
Foto:JNTO

Conforme a temperatura vai esfriando, as árvores vão se preparando para o frio intenso. A região norte do Japão é a primeira a perceber a mudança e neste ano o outono chegou mais tarde que nos anteriores, por isso, ainda é possível experienciar o momiji gari.

Para quem for planejar a viagem ao Japão especialmente para o outono, uma dica é acompanhar os sites de previsão do tempo (indicados no final da matéria) e fazer uma rota condizente com a linha vermelha das folhas, afinal, é uma passagem muito rápida e em questão de apenas alguns dias as folhas começam a cair.

386

Sites para acompanhar o outono japonês

.: tenki.jp >> www.tenki.jp/kouyou
.: Walker Plus >> koyo.walkerplus.com

Tem alguma sugestão para quem quer aproveitar o outono no Japão? Comente e compartilhe conosco ;)