Mensagens de cheiro para smartphone
Audição, visão, tato e agora, olfato e paladar. A comunicação por smartphones agora pode despertar outros sentidos na comunicação. Isso porque a Scentee Inc. vem desenvolvendo uma nova forma de comunicação por meio de aromas. Com a tecnologia testada pela empresa japonesa Shift, é possível enviar “mensagens de cheiro” para smartphones e até deixar um almoço mais apetitoso.
O slogan “Enjoy scent on your smartphone” abre novas possibilidades de comunicação e interação com os aparelhos. As “mensagens de cheiro” podem remeter a momentos afetivos, criar situações em jogos e até provocar associações gustativas com o cheiro de comidas.
“Nós queremos criar um novo modelo. Assim como o walkman levou à transformação cultural do Japão para o mundo, queremos lançar um pequeno negócio capaz de transformar a cultura com os celulares que emitem cheiros”, conta Mayumi Kishimoto, assessora de imprensa da Scentee. “A empresa encoraja designers, programadores e engenheiros a iniciar novas pesquisas. Antigamente o Japão focava muito no “como”, mas agora queremos focar no “o que” nós criamos”, explica.
Aparelho é conectado à entrada auxiliar de áudioO Scentee deve ser conectado à entrada auxiliar para fone de ouvido e libera o odor quando uma mensagem é enviada pelo aplicativo do aparelho. Um protótipo semelhante já tinha sido lançado pela empresa em julho de 2012, mas era acoplado à entrada do carregador para iPhone.
A ideia do projeto surgiu em maio de 2011, quando uma mulher comentou ‘Bem que podia ter um serviço para celulares associada ao olfato’. Desde então, a Shift , cujo CEO é Masaru Tange, adotou a ideia com o objetivo de tornar essa tecnologia acessível. “É a primeira inciativa em desenvolver inovações para smartphones ligadas ao olfato”, revela a porta-voz da Scentee.
Os aparelhos estão à venda apenas na Amazon do Japão por¥ 3,654 (cerca de R$ 80) e cada refil de aromas sai por ¥500 (cerca de R$ 11). Além de aromas de café, morango e lavanda, também estão disponíveis os de curry e, mais recentemente, o de yakiniku (ou churrasco japonês – inclui os cheiros de batata com manteiga, carne ou língua).
Algumas das opções de aromas
A expectativa de vendas para o lançamento do Hana Yakiniku é de cerca de 500 kits. De acordo com a representante da Scentee, espera-se uma média de 100 mil downloads do aplicativo e uma média de vendas de 60 mil aparelhos.
Para conferir o vídeo de apresentação do Scentee, clique na imagem abaixo.