A onda dos carros dolorosos

Táxi que circula por Sapporo até novembro
Táxi que circula por Sapporo até novembro

A moda pode dividir opiniões, mas a questão é que eles estão ganhando cada vez mais espaço no Japão. Os “itashas” são carros adesivados com temas de personagens de desenhos e animações japonesas. O termo “ita” vem de doloroso e “sha”, de carro. A cultura otaku vai se alastrando para outros meios e já pode ser vista em bicicletas (itachari), pranchas de snowboard (ita-board) e também em táxis (itataku).

Entre os meses de outubro e novembro, moradores de Sapporo têm a oportunidade de fazer uma viagem no itataku das personagens de Madoka Magica, série japonesa de anime e mangá. A empresa de táxis Choei-Taxi e a Puella Magi Madoka Magica Art Exhibit se juntaram para divulgar o lançamento do terceiro filme da série – Rebellion Story. “Acredito que seria ótimo se Sapporo se tornasse conhecida pelos itatakus”, disse Norihito Takeuchi da Choei-Taxi, de acordo com a IT Media.

Itataku do Evangelion
Itataku do Evangelion

Essa é a ação mais recente, mas não é a primeira. Já circularam por Sapporo, itatakus do Evangelion, das ClariS, entre outros.

Itataku das ClariS
Itataku das ClariS

Os otakus e apaixonados por carro se juntaram para criar um grande festival, o Itasha G Festa, para apresentar as novas tendências. Além dos carros, também não é difícil de se deparar com outros meios de transporte adesivados, como trens, ônibus e até aviões temáticos.

No Brasil, a editora JBC trouxe o itasha para o AkibaSpace, durante o 16º Festival do Japão.

Itasha do AkibaSpace
Itasha do AkibaSpace

Quem não viu, pode ficar de olho também no carro oficial da editora, que circula em São Paulo para fazer as entregas de mangás.

O carro de entregas da editora JBC
O carro de entregas da editora JBC