Telas do futuro
Asukanet desenvolve novas possibilidades de interação com telas projetadas
A empresa japonesa Asukanet apresentou o Aerial Imaging (AI) Plate, durante a feira de tecnologia, CEATEC JAPAN 2013, no início do mês de outubro. Seguindo a tendência da alta tecnologia, a empresa desenvolve mecanismos de projeção de imagens que saltam das telas.
O Aerial Imaging (AI) Plate, como o próprio nome indica, é uma superfície que reflete imagens aéreas por meio de projeções em 2D ou 3D. Porém, mais do que oferecer diferentes perspectivas da imagem, o dispositivo é também interativo. E as possibilidades de aplicações vão de tarefas do cotidiano a entretenimento.
Se usado em uma tela de caixa eletrônico, por exemplo, além de ser mais higiênico por não deixar as marcas de digitais, o AI Plate é também mais seguro, já que a projeção é visível apenas para o usuário. Quando vista de outros ângulos, a imagem aparece desfocada.
“Queremos ver o que podemos agregar ao mudar proporção de 1:1 (da distância entre a imagem e a projeção) para 1:n usando uma fonte de luz mais próxima. Um dos nossos próximos desafios é fazer com que a imagem possa ser projetada a uma distância maior em relação ao vidro”, explica Yukio Fukuda, CEO da Asukanet.
Outra nova tecnologia ligada ao AI Plate permite que imagens tridimensionais de movimentem em diferentes sentidos, incrementando ainda mais a experiência interativa.
Vídeo: DigiInfo