Como usar um banheiro
Esta foto foi tirada em um banheiro público do Japão e está ensinando como se usa um vaso sanitário. A princípio pode parecer estranho, mas é tudo questão de perspectiva.
Um oriental acharia estranho uma placa como essa, por exemplo.
Ficou mais confuso?
O que acontece é que no oriente, o estilo tradicional de vaso sanitário é semelhante a um mictório, instalado horizontalmente próximo ao chão.
No Brasil, ele é conhecido como vaso sanitário ao “estilo turco”. No Japão, ele é identificado como banheiro “estilo oriental”, ou “washiki toire“.
Nomenclaturas à parte, para usar o washiki toire (= toilet), é preciso posicionar-se de cócoras, virado para frente da saliência, onde geralmente também se encontra o suporte de papel higiênico (como mostrado na figura).
Hoje em dia, é possível encontrar as duas opções de vasos na maioria dos banheiros do Japão, mas em estabelecimentos mais antigos, nem sempre.
Para os japoneses, o washiki toire é considerado mais higiênico porque nenhuma parte do corpo fica em contato com o vaso. Outras vantagens observadas são a facilidade para limpar, a economia de água da descarga e o preço.
Estudos indicam ainda que a posição de cócoras pode contribuir para prevenir o câncer de cólon e hemorroidas.
Banheiro ocidental
No banheiros de estilo ocidental, outra surpresa atrai a atenção dos curiosos: os washlets ou bidês eletrônicos que jorram água, mantêm o assento aquecido e até tocam música.
A tecnologia dos assentos eletrônicos vem avançando cada vez mais e alguns já trazem até recursos de análise para exames médicos.
Outro detalhe importante da primeira imagem deste post é que, no Japão, o papel higiênico deve ser jogado diretamente no vaso e não nas lixeiras.