Autoridades acionam planos de emergência após passsagem de tornado

Na última quarta-feira, 4 de setembro, outro tornado se formou na região de Kanto e desta vez atingiu cidades da província de Tochigi. Foram registrados casos de ferimentos e rastros de destruição pelas cidades de Kanuma, Yaita e nos arredores.

De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, o tornado se formou na região por uma série de condições climáticas. O encontro da corrente de ar quente e úmido que se forma no oceano com o ar frio da região norte próxima às montanhas propicia a formação de nuvens carregadas (cumulusnimbus). As nuvens puxam o ar de áreas mais baixas como em regiões de planície que podem formar colunas de ar com ventos de mais de 400 Km/h.

Durante a chegada do tornado do último dia 4, um cinegrafista amador gravou, de dentro de uma escola, o momento em que o tornado passou pela região. A passagem do tornado deixou casas destelhadas e as autoridades acionaram planos de emergência e abrigos especiais para as vítimas.

Dois dias antes, foi registrada a passagem de outro tornado na região, atingindo cidades da província de Chiba e Saitama.


Vídeo: BBC