Kenren promove encontro com vítimas do terremoto de Tohoku
Mesmo passados dois anos após o grande terremoto que atingiu o Japão em março de 2011, o processo de reconstrução ainda caminha a passos lentos nas regiões mais atingidas. As províncias de Miyagi, Iwate e Fukushima estavam mais próximas ao epicentro do terremoto, foram atingidas pelo tsunami subsequente e ainda sofreram contaminação radioativa causada pelo acidente nuclear. Bairros inteiros foram devastados e muitas vidas foram perdidas.
Sobreviventes japoneses desse desastre estão no Brasil para compartilhar essas experiências vividas e no dia 23 de julho vão participar de um encontro aberto em São Paulo. Yasuhiro Matsumoto, de Miyagi, Kayoko Owada, de Iwate e Kazuhiko Amano, de Fukushima vieram como voluntários, a convite da Federação das Associações de Províncias Japonesas no Brasil (Kenren).
O voluntário desse intercâmbio, Soichiro Yamamoto, explicou que o objetivo desse encontro é mostrar a realidade das regiões atingidas para que o desastre não seja esquecido e para estimular a reconstrução das cidades. “Por mais que seja um tema pesado, eles têm vontade de transmitir a situação atual”, explicou. “Hoje essa região vive um período de reconstrução que parte do zero e caminha para o um (estágio primário). Já se passaram dois anos, mas ainda há muito o que ser feito nesse processo de recomeço”, destaca Yamamoto.
“As pessoas se interessam muito pela cultura, mas gostaria que as pessoas conhecessem mais esse outro lado (das dificuldades que o país tem sofrido)”, relata o sobrevivente Yasuhiro Matsumoto (leia entrevista no link).
Os representantes de cada província coletaram fotos e vídeos para mostrar durante o encontro. A palestra será em japonês, mas haverá tradução para o português.
Palestra de convidados, vítimas do terremoto de Tohoku – “Coisas que gostaria de transmitir, passados mais de dois anos do terremoto”
Quando: 23 de julho de 2013, às 18h30
Onde: Associação Miyagi Kenjinkai do Brasil. Rua Fagundes, 152, Liberdade – São Paulo
Quanto: Gratuito
Informações: (11) 3277-6108