Japão libera a entrada de pessoas em última cidade evacuada
A cidade de Futaba, província de Fukushima, foi a última cidade a liberar a entrada de pessoas em áreas que estavam evacuadas. A medida foi tomada no dia 28 de maio pelo governo da província e permite a entrada controlada em áreas restritas (o acesso ainda é reservado a 4% do território da cidade) , somente das 9h às 16h.
A cidade continua em situação de isolamento devido a riscos provocados pelos altos níveis de radiação encontrados na região, desde o terremoto que aconteceu em março de 2011 – que atingiu a usina nuclear de Fukushima Daiichi (Veja notícias relacionadas aqui).
O processo de reconstrução
As regiões mais próximas da usina tiveram que ser isoladas e aos poucos foram liberadas para retomada das atividades. O processo de retorno em algumas destas cidades foi registrado pelo jornalista Roberto Maxwell, que vive no Japão desde 2005. Ele visitou as cidades de Ishinomaki, Shibitachi e Sendai, na província de Miyagi e com o material produzido em fotos, áudio e vídeos, lançou o iBook “Kome – A Reconstrução dos Laços Comunitários no Japão Pós 11 de Março”.
Os documentos retratam a retomada dos laços comunitários em prol da reconstrução da cidade e o renascimento dos movimentos antinucleares em reação aos riscos que a população se submeteu com o incidente.
O livro está disponível para download gratuito para iPad ou iPad Mini neste link.
Veja o trailer a seguir.
Vídeo: Roberto Maxwell