Japão garante vaga para a Copa do Mundo da FIFA

A seleção japonesa de futebol é a primeira equipe a garantir vaga em campo para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Agora, ela se junta à seleção brasileira que já tinha vaga garantida por ser do país sede.

Com jogo disputado contra a Austrália, o Japão passou maior parte do jogo em ataque, com grandes jogadas de Keisuke Honda, Shinji Kagawa e Yuto Nagatomo. Apenas o empate seria suficiente para garantir as passagens para o Brasil. Mas, o primeiro gol foi da Austrália e aconteceu aos 37 do segundo tempo, com cruzamento de Tommy Oar direto para a área e falha na defesa de Kawashima.

A equipe nipônica conseguiu o empate, literalmente aos 45 minutos do segundo tempo. O jogador australiano McKay, cortou um cruzamento de bola na área com o braço, aos 44 minutos e Keisuke Honda cobrou o pênalti que garantiu as comemorações antecipadas do Japão.

O jogo foi disputado em Saitama, Tóquio, e ainda estava a duas rodadas da decisão das eliminatórias da Copa, na Ásia. O Japão já tem 14 pontos na tabela e mesmo com o resultado do jogo, a Austrália ainda tem chances de se classificar, já que as disputas continuam acirradas no grupo B. A Austrália soma sete pontos, empatado com a Jordânia, seguidos de Omã com 6 pontos e do Iraque com 5.

Essa é a quinta participação consecutiva do Japão na Copa do Mundo da FIFA, dessa vez sob o comando do técnico italiano Alberto Zaccheroni. O país estreou na competição na edição de 1998, sediada na França. A próxima partida da chave B é do Japão contra o Iraque, no dia 11 de junho, em Doha (Qatar). O jogo foi adiantado no calendário para que não coincidisse com a participação do Japão na Copa das Confederações, em que participa do jogo de abertura contra o Brasil, no dia 15 de junho, às 16 horas, em Brasília.

Com informações da FIFA