Muito mais que um café
Girafa de espuma de leite
A arte de servir um bom café começa na colheita dos melhores grãos, passa pela torra, moagem, mas não termina no momento em que a água extrai os sabores do pó. O barista Kazuki Yamamoto deixa isso muito claro ao servir as suas obras, em Osaka. Ele eleva a apreciação de café a outro sentido, o visual.
Criação de Kazuki Yamamoto
O dia 24 de maio é o Dia Nacional do Café e, no estado de São Paulo, é também o Dia do Barista (profissional especializado em cafés). Além de tirar cafés, uma das especialidades do barista é preparar as variantes da bebida.
A latte art vem ganhando cada vez mais espaço no mundo dos baristas, que preparam corações, rosetas e até personagens de histórias em quadrinhos na superfície da espuma de leite dos capuccinos e cafés com leite.
Junção de duas xícaras, por Kazuki Yamamoto
Personagem Totoro, da animação ‘Meu vizinho Totoro’
E já que a criatividade não tem limites, num cenário de cinemas 3D, TVs 3D, porque não tentar latte art 3D?
O barista e “latte-artista” de 26 anos, Kazuki Yamamoto já é conhecido pela sua arte em 2D, mas está inovando com uma espuma mais densa para formar mini-esculturas sobre o café. São personagens de desenho e animais que saltam para fora da xícara e deixam o cafézinho nosso de cada dia (no mínimo) mais divertido. Ele publica as fotos as últimas criações no seu perfil do twitter @george_10g, em que adota o pseudônimo George (ou Jooji). Para conferir o portifólio completo, clique aqui.
Totoro também serve de inspiração para Mattsun
Outro barista japonês que também segue a tendência do 3D é Kohei Matsuno (Mattsun) que trabalha não só com os personagens meigos, como também com vilões e figuras estranhas para instigar os consumidores. Ele também já faz sucesso na internet, apareceu na TV e até apresentou sua arte em Dotonbori, Osaka, com a exposição “Blue Sky Latte Art”, em 2012.
Para conhecer um pouco mais do trabalho de Mattsun, clique no link.
Latte art em 3D de Mattsun