Teatro Kabukiza, de Tóquio, volta a funcionar
‘Kokera otoshi’ marca o início de uma nova temporada do teatro
Depois três anos fechado para obras, o teatro Kabukiza, centro importante para a história do teatro moderno do Japão, voltou a funcionar com grande estilo. No dia 2 de abril, foi apresentado o kokera otoshi, a primeira apresentação que celebra a reabertura do teatro.
Além de marcar a reinauguração, o kokera otoshi é também uma apresentação única pois reúne os principais nomes da cena teatral. A retomada do Kabukiza foi celebrada com a peça “Kakuju Senzai” (Vida Longa), sendo a primeira de uma temporada prevista para até dia 28 de abril. A peça do dia 2 de abril teve a participação de Sakata Tojuro IV – ator de kabuki considerado um 人間国宝 (Ningen Kokuhō), título designado a pessoas que preservam propriedades culturais importantes e intangíveis.
O Kabukiza foi construído em 1889 e ao longo dos seus 125 anos, o prédio passou por três reformas. Em 2010, o teatro, que oferecia atrações durante o ano inteiro, foi fechado para a sua reconstrução completa.
Localizado no distrito de Ginza (Tóquio), a nova construção ainda mantém as características do projeto anterior, mas passou por uma revisão de medidas de segurança anti-abalos sísmicos, de acessibilidade, visibilidade do palco e acústica.
Kabukiza volta funcionar depois de três anos