Brincadeira se tranforma em esporte de gente grande

O yukigassen tem até estatuto que estabelece as regras do jogo
O yukigassen tem até estatuto que estabelece as regras do jogo

Oficialmente, a primavera já chegou no Japão, mas em Hokkaido a temperatura ainda varia entre graus Celsius negativos. E para esquentar o clima, todo ano a cidade de Sobetsu organiza o Campeonato de Guerra de Bolas de Neve, ou Yukigassen.

A primeira edição do evento foi organizada em 1989, com o intuito de elevar a cidade a um status turístico e, hoje, atrai 25 mil visitantes, com a participação de cerca de 150 times. Este ano, o Showa-Shinzan International Yukigassen acontece entre os dias 23 e 24 de fevereiro e leva este nome, porque é realizado ao pé da montanha Showa-Shinzan.
As medidas do campo são 40 x 10mO campo tem 40 x 10m
A partida é um confronto entre dois times, sendo que cada um é composto por sete participantes, dois reservas e um capitão. O objetivo do jogo é capturar a bandeira do time oponente ou acertar o maior número de inimigos, com uma quantidade limitada a 90 bolas de neve. Cada partida é dividida em três tempos de três minutos e vence o time que ganhar duas das batalhas.

O campo tem 400 m² e cada time fica disposto em uma metade, em que estão dispostas três barreiras de proteção. As categorias são duas: geral, em que podem participar times mistos; e feminina, apenas para mulheres.

E, como fazer as bolinhas é muito trabalhoso, a organização criou inclusive uma fôrma especial para fazer bolas de neve padronizadas, semelhate a uma fôrma de gelo. A munição deve ser preparada pouco antes da partida, caso contrário, ficarão muito duras e poderão machucar os participantes. Por medida de segurança, é obrigatório o uso de capacetes.

O evento já tem projeção internacional com edições na Europa e América
O evento já tem projeção internacional com edições na Europa e América

Criado para “recriar a diversão de brincar com neve nos tempos modernos”, o evento já está cruzando fronteiras com a organização de campeonatos além-mar. Estados Unidos, Canadá, Finlândia e Noruega estão na lista das sedes que seguem o estatuto internacional do campeonato criado em Sobetsu.



Vídeo: IMG Media

Você pode se interessar também por...