Japão anuncia o lançamento de um novo satélite espião
O lançamento de um satélite espião está marcado para este domingo, dia 27, no centro espacial de Tanegashima, no sudoeste do país, para melhorar a capacidade de monitoramento do arquipélago. A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial declarou que o satélite será equipado com um radar para coletar novas informações pós-tsunami, que atingiu o país em 2011.
A decisão foi tomada no dia 24, dia em que a tensão no leste asiático aumentou após a declaração da Coreia do Norte sobre intenções de realizar novos testes de armas nucleares e lançamentos de foguetes de longo alcance.
De acordo com informações da AFP, o ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte insinuou que os lançamentos seriam feitos em direção aos Estados Unidos. A Coreia do Norte se posicionou desta forma devido à resolução do Conselho de Segurança da ONU que condena os norte-coreanos pelo lançamento de dois foguetes em dezembro de 2012. O primeiro lançamento falhou e o segundo sobrevoou as ilhas de Okinawa, provocando preocupações no país.
Os temores sobre a Coreia do Norte não são de hoje e, desde a década de 90, o Japão já desenvolve um sistema de monitoramento via satélites. Com o novo satélite espião, a agência espacial visa completar o sistema.