Companhias aéreas ANA e JAL suspendem voos com Boeing 787
As companhias aéreas All Nippon Airlines (ANA) e a Japan Airlines (JAL) anunciaram a suspensão de voos com jatos Boeing 787 na manhã desta quarta-feira, dia 16 (horário de Tokyo).
A decisão foi tomada após a detecção de mais um problema técnico no modelo. O voo 692 da ANA precisou ser interrompido com um pouso de emergência no aeroporto de Takamatsu, sul do Japão, pois apresentava falhas na bateria.
A ANA já informou que vai manter em terra os 17 Boeings 787 Dreamliner da sua frota e, de acordo com a agência de notícias Reuters, a JAL também suspendeu os voos do modelo previstos para os dias 16 e 17.
A ANA e a JAL são as principais empresas aéreas que operam os aviões desta série, e este já é o sexto problema técnico detectado nos últimos dez dias.
Na semana passada, a bateria de um Boeing 787 pegou fogo nos Estados Unidos enquanto ainda estava estacionado. Nos últimos dias, também foram encontrados defeitos no sistema elétrico, rachaduras na janela e falha em freios em outros aviões do mesmo modelo.
Em razão das ocorrências, a Agência Federal de Aviação americana (FAA) e a Boeing já haviam anunciado, no dia 11 de janeiro, que iniciariam investigação e revisão dos 787s para resolver os problemas apresentados.
Vídeo: AFP