Sesc organiza mostra de filmes japoneses em São Paulo

O Sesc Carmo, em parceria com a Fundação Japão, organiza a Mostra de Filmes Japoneses Infanto-Juvenis durante o mês de dezembro.

Nove filmes (dos quais quatro são animações) fazem parte da mostra. Todos serão exibidos com áudio original e legendas em português. Com classificação livre, os filmes abordam o Japão pós-guerra.

Foram selecionados os seguintes filmes:

– 5 Centímetros por Segundo
– Éclair: Uma Jornada Errante
– Kappa: O Duende do Rio e o Sampei
– Viajando com Haru
– Quarteto!
– A Ilha do Cãozinho Rock
– O Lugar Prometido em Nossa Juventude
– Bravo! Grande Batalha de Samurais
– Voo Feliz

A entrada é gratuita. O endereço do Sesc Carmo é Rua do Carmo, 147, Centro, São Paulo-SP, CEP 01019-020; telefone: (11) 3111-7000. 50 lugares.

Programação

5 Centímetros por Segundo

Direção: Makoto Shinkai. 2007, 63 min.
Dias 3, 10, 12 e 20 de dezembro. Segunda e quarta, às 10h, e segunda (semana 2) e quinta, às 16h.

Colegas de turma e amigos muito próximos, Takaki e Akari moram em Tokyo. Por conta do trabalho de seu pai, Akari acaba se transferindo de cidade com sua família, e os amigos passam a manter contato apenas através de cartas.

Na medida em que as estações do ano avançam, esse contato vai diminuindo. Quando Akari volta para Tokyo, é Takaki quem deve se mudar. Outras pessoas entram em sua vida, mas ele não esquece Akari e, apesar de todas as separações, pergunta-se a todo o momento se um dia terá a chance de encontrá-la novamente.

Éclair: Uma Jornada Errante

Direção: Akio Kondo. 2011, 107 min.
Dias 3, 05 e 14 de dezembro. Segunda, às 10h, quarta e terça, às 16h.

Em 1942, Akio foge do orfanato, mas é detido ao furtar confeitos. O delegado Toyama, ao vê-lo faminto, lhe oferece então um pão doce.

Naquele momento, Akio teve a primeira experiência em saborear um doce, uma sensação inigualável. Então Akio é encaminhando ao reformatório onde passa por uma rígida educação militar comandada pelo Ijuin. Um dos poucos momentos de conforto era quando a educadora Yoko cantava a canção “A menina e o doce”.

Kappa: O Duende do Rio e o Sampei

Direção: Toshio Hirata. 1992, 90 min.
Dias 4, 13 e 21 de dezembro. Terça e sexta às 10h, e quinta às 16h.

Sampei vive com seu avô. Seu colega de escola chama Sampei de “duende do rio”. Um dia, enquanto ele está praticando secretamente para a competição de natação no rio, ele é capturado.

Quando ele retoma sua consciência, percebe que está agora na terra dos duendes. Sampei faz amizade com o duende Gartalow que parece ser idêntico ao Sampei, e eles decidem fugir da terra de duendes juntos e retornar para a aldeia de Sampei.

Viajando com Haru

Direção: Masahiro Kobayashi. 2009, 134 min.
Dias 4, 14 e 20 de dezembro. Sexta e quinta, às 10h, e terça, às 16h.

Na cidade de Mashike, em Hokkaido, onde a principal atividade é a pesca de arenque, Tadao, um velho pescador, e sua neta Haru vivem numa humilde casa. Desde que perdeu sua mãe, Haru tem trabalhado como copeira de uma escola da região para sustentar seu avô, porém, certo dia é surpreendida com o fechamento da escola.

Mesmo desempregada, para não ter que abandonar seu avô que tem problemas na perna, Haru desiste do plano de trabalhar em Tokyo. E inicia-se uma jornada em procura de seus irmãos que moram em Miyagi, onde possam acolhê-los.

Quarteto!

Direção: Junichi Mimura. 2011, 118 min.
Dias 5, 10 e 19 de dezembro. Quarta (5), às 10h; segunda e quarta (19), às 16h.

Kai, um estudante e promissor violinista, vive na cidade de Urayasu em Chiba. Sua professora de música, Chihiro, o orientava a encontrar logo sua sonoridade, mas Kai não compreendia o verdadeiro significado disso, embora sua cabeça estivesse concentrada na música.

A Ilha do Cãozinho Rock

Direção: Isamu Nakae. 2011, 123 min.
Dias 6, 10 e 18 de dezembro. Quarta e terça, às 10h, e quinta, às 16h.

Distante seis horas e meia de navio de Tokyo, está Miyakejima, uma pequena ilha no Pacifico conhecida também como “a ilha do vulcão”, pelo fato de passar por sucedidas erupções que se repete a cada 20 anos. Nessa ilha, Shin e seu cão Rokku viviam juntamente com sua família, que administra uma pensão.

O Lugar Prometido em Nossa Juventude

Direção: Makoto Shinkai. 2004, 91min.
Dias 6, 13 e 18 de dezembro. Terça, às 16h, Quintas, 6, às 16h e 13, às 10h.

Em um mundo pós-guerra, o Japão foi dividido em dois territórios: norte e sul. Hiroki e Takuya moram em Aomori e são estudantes do ensino fundamental. Sentem-se atraídos pela colega Sayuri e intrigados pela misteriosa torre erguida do outro lado da fronteira do Estreito de Tsugaru, em Hokkaido.

Bravo! Grande Batalha de Samurais

Direção: Keiichi Hara. 2002, 95 min.
Dias 7, 11 e 19 de dezembro. Sexta e quarta, às 10h e terça, às 16h.

Crayon Shin-chan ou apenas Shin-chan é uma série de animê (desenho animado) e mangá (história em quadrinhos) escrita por Yoshito Usui. Conta o cotidiano de Shinnosuke Nohara, um garoto de 5 anos, e sua família, vizinhos e amigos. A história se passa em Kasukabe, província de Saitama.

Voo Feliz

Direção: Shinobu Yaguchi. 2008, 103 min.
Dias 7, 11 e 21 de dezembro. Terça, às 10h, e sextas, às 16h.

Shinobu Yaguchi trouxe um sentimento de risos, lágrimas e alegria para o público no Japão, com seus filmes sobre nado sincronizado e jovens da escola secundária. O foco de seu último filme são “aviões” de todos os tipos. A intenção de Yaguchi era criar um filme mais realista, completamente novo, que supervisiona todos os cantos da indústria da aviação.

Clique aqui para mais informações (site do Sesc).