‘Jiraiya’, precursor dos seriados tokusatsu

Representação de Jiraiya em ukiyo-e

Representação de Jiraiya em ukiyo-e


Goketsu Jiraiya é um filme mudo japonês de 1921, produzido pela Nikkatsu-Mukojima e dirigido por Shozo Makino.

É considerado um dos precursores dos filmes japoneses de artes marciais e dos tokusatsu – nome pelo qual são conhecidos no país os filmes e seriados de ação com efeitos especiais.

O título do filme, em português, pode ser traduzido como “Jiraiya, o Herói”. Segundo o blog de Matt Alt, um dos autores do livro Ninja Attack! True Tales of Assassins, Samurai, and Outlaws, o personagem foi baseado em uma história do início do século 19, atribuída ao escritor Kanwatei Onitake (1760-1818). O enredo já havia sido adaptado para peças de kabuki, o teatro tradicional japonês.

Semelhante ao clássico Viagem à Lua (1902), de Georges Méliès, Jiraiya tem efeitos baseados em fumaça, fantasias e truques de edição de vídeo. Ainda, o filme mostra lutas coreografadas ao estilo de séries como Ultraman, Changeman e Jaspion – por exemplo, veja a partir dos 3:50 no vídeo abaixo, que tem, no total, aproximadamente 20 minutos de duração.

Jiraiya, além de lutar e se teletransportar, tem o poder de se transformar em um sapo. Seu inimigo é Orochimaru, que se transforma em uma serpente. O herói recebe a ajuda de Tsunade, princesa que também tem poderes mágicos.

Você pode se interessar também por...