Uma visita à biblioteca da Fundação Japão em São Paulo
De acordo com relatório da Japan Book Publishers Association, em 2011, havia 3.279 revistas mensais e 102 semanais em circulação no Japão, o que movimentou, no total, mais de 3 bilhões de cópias. Segundo o mesmo relatório, há cerca de 3.800 editoras e mais de 15.000 livrarias no Japão, cujo território tem aproximadamente 378.000 km².
Parte dessa rica produção de textos e imagens está na Avenida Paulista, em São Paulo. É o acervo da biblioteca da Fundação Japão, que, atualmente, conta com 10.660 livros em japonês e 6.670 publicações em português e línguas estrangeiras (inglês, francês e alemão, entre outras), 486 DVDs, 1.315 VHSs, 716 CDs e 913 materiais diversos (cartões de ensino de língua japonesa, cartazes etc.).
Estão disponíveis para consulta e empréstimo, gratuitamente, livros, revistas, jornais, CD, DVD e até fitas VHS e K7. Há também material destinado para o ensino de língua japonesa, cujo empréstimo é permitido apenas para professores.
Alguns materiais não estão disponíveis para empréstimo, caso da maioria dos DVDs e das revistas mais recentes, por exemplo.
Entre os DVDs, estão filmes dos mais variados estilos: Azumi, Ichi the Killer, Almas Reencarnadas, Kwaidan, O Retorno, Ringu, Ran, A Partida, Zatoichi, Dolls, Brother… e também séries como National Kid e Jaspion. No ramo das animações, estão Steamboy, Akira, Ghost in the Shell, Cavaleiros do Zodíaco, Paprika e Animatrix, entre outros.
Há também coleções de vídeos musicais de artistas japoneses contemporâneos, atualizados mensalmente. Os discos com a gravação dos eventos organizados pela Fundação Japão também estão disponíveis.
Ao lado, na prateleira de CDs de áudio, um dos mais procurados é a coleção Complete Takemitsu, coletânea do músico Toru Takemitsu, com destaque para as versões de trilhas sonoras de filmes.
A seção de revistas merece destaque por representar, talvez, o material mais difícil de ser encontrado no Brasil. Mesmo no aeroporto e em bancas especializadas em importados, não é fácil encontrar revistas japonesas em quantidade nem variedade – quando existem, são muito caras.
Na biblioteca, há revistas sobre moda, literatura, design, estilo, variedades, cinema, artesanato e culinária, entre outros assuntos. Idea, More, Kera, Brutus, Geijutsu Shincho e Axis são apenas alguns dos títulos, além de revistas nacionais e publicações governamentais, como a da Agência do Turismo do Japão.
Os livros também abrangem grande variedade de assuntos, tais como história do Japão, geografia, ficção, poesia, turismo. Destaque para uma grande coleção de xilogravuras, o ukiyo-e. As novas aquisições ficam em uma estante separada.
Embora em número menor, há revistas e livros sobre o Japão escritos em outros idiomas, principalmente inglês.
Parte expressiva das publicações japonesas, o mangá ocupa boas estantes, inclusive com títulos em português. Initial D, Hikaru no Go e Golgo 13 são alguns dos títulos nas prateleiras. Há também os X-Men em japonês.
A biblioteca da Fundação Japão segue o mesmo layout de bibliotecas japonesas, notável no espaço onde se concentram as mesas para leitura e estudo, cuja vidraça mostra a Casa das Rosas – não se ouve o barulho de carros e ônibus na avenida.
Fotografia: Henrique Minatogawa
Biblioteca da Fundação Japão
Onde: Avenida Paulista, 37, 2º andar. São Paulo-SP*
Telefone: (11) 3141-0110
Informações: fjsp.org.br/biblioteca
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10:30 às 19:30; sábado, das 10:30 às 18:30
Para pesquisar o acervo da biblioteca, clique aqui.
[NE. Uma visita não é, absolutamente, suficiente para conhecer todo o acervo.]
*Atualização: A partir de 18 de abril de 2017, a biblioteca passará a funcionar no novo endereço: Avenida Paulista, 52, 3º andar.