Sawa é eleita a melhor jogadora de futebol de 2011

A capitã da Seleção Japonesa de futebol feminino, Homare Sawa, foi eleita a melhor jogadora do mundo em 2011, recebendo a Bola de Ouro na cerimônia FIFA Gala, realizada ontem em Zurique. A jogadora foi um dos destaques na conquista inédita da Copa do Mundo da Alemanha, que aconteceu em julho na Alemanha.

Norio Sasaki foi eleito o melhor técnico entre os times de futebol feminino, enquanto a Seleção Japonesa (conhecida como Nadeshiko Japan) recebeu o prêmio FIFA Fair Play.

“Agradeço ao suporte do presidente nossos técnicos, minhas companheiras de time, minha família, meus amigos e todos aqueles que estão envolvidos no futebol”, disse Sawa ao site da JFA (Associação Japonesa de Futebol). “Encorajada por este prêmio, continuarei a trabalhar duro todos os dias”, completou a meio-campista, que compareceu à cerimônia vestindo um tradicional kimono.

“O kimono é parte da cultura japonesa. Para nós, significa pureza e também nos faz ficar elegantes em ocasiões especiais como esta. Foi um modo de representar meu país com orgulho – e também me força a andar direito!”, disse a jogadora ao site da FIFA.

“Este prêmio veio como resultado da habilidade das jogadoras da Seleção Japonesa e seu espírito de equipe”, disse o técnico Norio Sasaki. “Também gostaria de agradecer à família do futebol no mundo pelo grande apoio às vítimas do desastre no leste do Japão”.

Melhores do ano
No futebol masculino, o atacante argentino Lionel Messi, do Barcelona, venceu o prêmio de melhor jogador do mundo pelo terceiro ano consecutivo. O técnico Pep Guardiola, também do Barcelona, foi eleito o melhor técnico.

O brasileiro Neymar, do Santos, recebeu o prêmio Puskás como gol mais bonito do ano.

A premiação é organizada com votos de técnicos e capitães das seleções nacionais afiliadas à FIFA e de jornalistas especializados.