Tufão Roke causa estragos na região central do Japão
O tufão chamado Roke tem causado estragos na região central do Japão, com ventos de cerca de 140 km/h. As informações são da NHK.
A Agência Meteorológica do Japão alerta para risco de deslizamentos de terra, enchentes, vento intenso e ondas altas.
Roke causou um deslizamento de terra próximo da cidade de Hamamatsu, na província de Shizuoka, região com grande concentração de brasileiros. O tufão tem provocado muita chuva nas províncias de Kanagawa, Yamanashi, Tochigi e Miyagi.
Até o momento, quatro pessoas morreram, três estão desaparecidas e 28 foram feridas. Mais de mil residências em 30 províncias estão inundadas em razão da chuva forte, enquanto 89 mil estão sem energia.
Ordens e avisos de evacuação foram emitidos para cerca de 177 mil residências, atingindo 450 mil pessoas. O tufão também interrompeu o funcionamento de aeroportos e do trem-bala.
Há previsão de que o tufão alcance Fukushima. Os operários interromperam os trabalhos de contenção da usina nuclear de Fukushima Daiichi para reforçar as estruturas para suportarem os fortes ventos.
A Tokyo Electric Power Company (Tepco, operadora da usina) afirmou que não há risco de transbordamento da água radioativa usada na refrigeração dos reatores em razão da chuva prevista.