Aeroporto de Sendai reinicia operações
O aeroporto de Sendai, na província de Miyagi, voltou a receber um voo depois de ser afetado pelo terremoto e tsunami que atingiu a região nordeste do Japão em 11 de março.
O avião da Japan Airlines (JAL) partiu do aeroporto de Haneda, em Tóquio. Na fuselagem, estava gravada a mensagem “Ganbarou Nihon” (“Força, Japão”, em uma tradução livre).
Uma passageira disse à rede estatal de televisão NHK que havia trazido pão porque sua cidade natal estaria sofrendo com falta de comida. Uma psicóloga afirmou que quer oferecer assistência mental aos sobreviventes.
O aeroporto ainda não está plenamente em funcionamento. O terminal de passageiros funciona apenas durante o dia em razão da falta de energia nos ambientes externos; restaurantes e outras instalações ainda estão fechados. Por enquanto, a JAL tem uma linha circular entre Sendai e Haneda e duas linhas entre Sendai e Osaka. A All Nippon Airways (ANA) terá três linhas a partir de Haneda.
Representantes do aeroporto de Sendai esperam reiniciar totalmente as operações, incluindo voos internacionais, em setembro.
As informações são da NHK.