Seleção Japonesa não disputará Copa América de futebol
Junji Ogura, presidente da Associação Japonesa de Futebol (JFA), comunicou ontem à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) que a Seleção do Japão não participará da Copa América de 2011.
O time japonês participou, como convidado, da edição de 1999 da Copa América, disputada no Paraguai. Neste ano, o torneio acontecerá na Argentina de 1º a 24 de julho.
Ogura foi pessoalmente ao Paraguai, sede da Conmebol, comunicar a Nicolás Leoz, presidente da confederação, a decisão de não participar da Copa América. Leóz já adiantou que o Japão está convidado para jogar a edição 2015 do torneio, que deve acontecer no Brasil.
No comunicado, Ogura expressa sua gratidão aos técnicos e jogadores sul-americanos pela contribuição ao desenvolvimento do futebol japonês. Ele explica que, em razão da crise provocada pelo terremoto e tsunami de 11 de março, o calendário do futebol japonês deverá usar o mês de julho para reorganizar suas partidas.
Como candidatos à vaga deixada pelo Japão, a imprensa local aponta Costa Rica, Canadá, Estados Unidos e Austrália como substitutos. A Espanha, atual campeã mundial, também aparece entre as possibilidades.