Seleção Japonesa vence amistoso beneficente

A Seleção Japonesa de futebol venceu por 2×1 ontem o amistoso em homenagem às vítimas do terremoto e tsunami que atingiram o nordeste do Japão em 11 de março. O adversário foi um combinado de jogadores da liga local, a J-League, que recebeu o nome de “Team as One”. Inicialmente, a partida seria contra a Seleção da Nova Zelândia, porém, o jogo foi cancelado.

A Seleção contou com jogadores que atuam na Europa, como Keisuke Honda, do CSKA da Rússia e destaque do Japão na Copa do Mundo da África do Sul; Makoto Hasebe, capitão do time, que joga no Wolfsburg, da Alemanha; e Yuto Nagatomo, da Internazionale de Milão. Na camisa dos jogadores, a mensagem “Ganbarou Nihon”, traduzida aproximadamente como “Força, Japão”.

Os gols foram marcados por Yasuhito Endo e Shinji Okazaki pela Seleção, enquanto o veterano Kazuyoshi Miura anotou pelo Team as One. Miura (conhecido como Kazu) jogou no Brasil nos anos 80, com passagens por Santos e Coritiba. Atualmente, com 44 anos, atua pelo Yokohama FC, da segunda divisão.

No combinado da J-League, estavam jogadores que já foram da seleção nacional, além do próprio Kazu. O meia Shunsuke Nakamura, do Yokohama Marinos, entrou no segundo tempo. Também participou do jogo o zagueiro brasileiro natualizado japonês Marcus Túlio Tanaka, que joga atualmente no Nagoya Grampus.

De acordo com a agência de notícias Kyodo, foram arrecadados 15 milhões de ienes (cerca de R$ 300 mil) nos três dias de campanha de arrecadação. A partida aconteceu no estádio Nagai, em Osaka.