Honda planeja aumentar produção de motos em países emergentes
A Honda planeja transferir a maior parte de sua produção de motocicletas para países emergentes da Ásia e América do Sul. A produção doméstica, que responde por 1% das vendas globais, será reduzida, visando à manutenção da tecnologia de produção.
Na Indonésia e Vietnã, a Honda pretende aumentar a produção em 1 milhão de unidades. A Índia é um dos mercados mais importantes para a empresa, com vendas anuais atingindo 11 milhões de unidades. Nos próximos 10 anos, espera-se que o número aumente para 25 milhões. Para isso, a produção se concentrará em modelos de baixo custo (scooters), com previsão de construção de mais duas fábricas no país.
No Brasil, o aumento será de 500 mil unidades na fábrica de Manaus. No dia 2 de março, foi realizada uma cerimônia que marcou o início da construção de uma nova unidade no Amazonas, que será composta pelo Centro Educacional de Trânsito Honda, voltado a técnicas de pilotagem e segurança, e o Centro de Treinamento e Serviços, que oferecerá treinamento para técnicos e mecânicos da rede de concessionárias.
A sede da fábrica no Japão, na província de Kumamoto, será responsável pelo desenvolvimento de modelos top de linha e também pela produção de motos pequenas que tiverem boas vendas no mercado interno.
As informações são do Asahi Shimbun.