Consórcio entre Japão e Coreia compra 15% de empresa brasileira
Um consórcio formado por empresas japonesas e coreanas pretende adquirir 15% da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), do grupo Moreira Salles. Liderado pelas japonesas Nippon Steel e JFE Steel e pela coreana Posco, todas do setor de siderurgia, a divisão do montante adquirido deve ser acordado em 10% para o lado japonês e 5% para o coreano. O valor da negociação gira em torno de 150 bilhões de ienes, que representam aproximadamente R$ 3 bilhões.
A CBMM detém mais de 80% do mercado mundial de nióbio, metal raro usado para compor ligas de aço mais leves, resistentes e duráveis, empregado especialmente na indústria automobilística, aeroespacial e construção civil. O nióbio está presente também, por exemplo, na ponte Juscelino Kubitschek, em Brasília.
Analistas afirmam que, diante da expansão econômica da China, Japão e Coreia do Sul precisam buscar novos mercados e novas fontes de matéria-prima. Assim, é esperado que o Brasil possa ganhar cada vez mais importância nesse cenário nos próximos anos.
As informações são do Yomiuri Online.