Esculturas em legumes para festas de fim de ano

.: Roberto Takata ensina a esculpir flores de rabanete para enfeitar um prato de sashimi
.: Roberto Takata ensina a preparar uma melancia cortada em lâminas

Depois de passar cinco anos trabalhando dia e noite em um restaurante, em São Bernardo do Campo, no grande ABC paulista, o nikkei Roberto Takata resolveu trocar o estresse de uma administração de cozinha pela terapêutica arte de esculpir legumes e frutas.

Hoje, ele vive com sua família em São Paulo e é um dos mais requisitados profissionais quando o assunto é escultura em legumes.

“Tem coisas que não dá para saber como a gente aprendeu. Desde a primeira vez que fui tentar consertar uma escultura que um garçom meu fez, já parecia que eu fazia isso há anos”, conta Roberto.

Mesmo com o talento nato, Roberto foi atrás de referências bibliográficas sobre a arte de esculpir alimentos. Na sua opinião, o mais difícil de esculpir é o mamão, “porque é muito mole e se desfaz rápido”.

Seja para enfeitar um prato ou para decorar uma mesa inteira, as esculturas de Roberto estão presentes, geralmente, em festas de aniversários, inauguração de lojas, feiras ou casamentos. São cenouras, rabanetes, nabos, maçãs, melancias e outros alimentos que se transformam em garças, borboletas, figuras geométricas, escudos de time de futebol, flores, vasos e outros itens que servem para valorizar qualquer prato japonês.

Dentre as esculturas mais homéricas que já construiu está um pavão de abóbora e nabo que pesava 12 quilos e tinha 75 cm em cada uma das asas. Ela pode ser vista aqui.

Os preços das esculturas variam. Uma melancia esculpida com flores ou logotipos custa entre 150 e 220 reais. Já os mais caros são os pássaros e pavões de legumes que custam entre 180 a 280 reais.

Como enfeitar um banquete japonês no final do ano?
Roberto ensina para os leitores da Made In Japan como tornar uma mesa de Natal e Ano Novo ainda mais bonita.

No passo a passo filmado, o escultor ensina a esculpir rabanetes em formato de flor para enfeitar um prato de sashimi e uma melancia cortada em lâminas que facilita a degustação e dá uma bela aparência na mesa.

As receitas são voltadas para quem nunca fez uma escultura em legumes e só sabe manusear uma faca com segurança. E já que dizem que os pratos japoneses são feitos para se comer com os olhos, desse jeito, vão sobrar elogios para seu banquete japonês de fim de ano.

Veja também:
.: Aprenda a fazer um pato de tomate e uma borboleta de cenoura
.: Decoração de pratos japoneses
.: Aprenda a fazer flores com legumes