1Q84 foi o livro mais vendido no Japão em 2009

O romance 1Q84, do escritor Haruki Murakami, 60 anos, foi o livro mais vendido no Japão em 2009, informou a distribuidora Tohan, sexta-feira 4.

A obra tem dois volumes. O primeiro teve vendas de 1,23 milhão de cópias (o que significa que cerca de um em cada 100 japoneses possui o volume), enquanto o segundo vendeu 1 milhão de exemplares.

É a primeira vez desde 1990, quando a Tohan passou a compilar dados, que um livro de literatura alcança a posição de mais vendido.

O livro conta duas histórias paralelas. A primeira é a de uma mulher que cai em uma realidade alternativa e comete uma série de assassinatos. A segunda é a de um professor de matemática e autor inédito que decide reescrever o texto de uma garota de 17 anos.

Murakami é um dos escritores mais conhecidos do Japão atualmente. Seu texto mistura fantasia e realidade com elementos pop ocidentais e japoneses.

Entre suas obras traduzidas para o português e publicadas no Brasil, estão Dance Dance Dance (Estação Liberdade), Norwegian Wood (Editora Objetiva) e Kafka à Beira-Mar (Editora Objetiva).

Veja também:
.: Escritor de ‘O Chamado’ escreve romance em papel higiênico
.: Novelas de celulares fazem sucesso no Japão
.: Princesa Aiko ganha livro do Ziraldo
.: Homens-herbívoros, os novos homens japoneses

Você pode se interessar também por...