Japoneses lembram os 64 anos da bomba atômica
Fotos: Reuters
Os japoneses relembraram os 64 anos da primeira bomba atômica, lançada em Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945. Estima-se que 140 mil pessoas morreram em razão do ataque.
Homens e mulheres se reuniram no Memorial da Paz de Hiroshima, conhecido como Cúpula da Bomba Atômica, para rezar, oferecer flores e homenagear as vítimas.
O Memorial da Paz, ou Cúpula da Bomba Atômica, virou um lugar histórico e um símbolo da luta pela eliminação das armas nucleares. A bomba caiu a apenas 150 m de distância do edifício, a única construção próxima que resistiu ao bombardeio. Até hoje, a cúpula ainda se encontra da mesma forma como ficou depois do ataque.
Opinião dos americanos
No dia 9 de agosto de 1945, os EUA lançaram outra bomba, desta vez na cidade de Nagasaki, causando 70 mil mortes. O Japão se rendeu 6 dias depois, levando ao fim a Segunda Guerra Mundial.
Nesta terça-feira, 5 de agosto, uma pesquisa da Universidade de Quinnipiac, nos EUA, mostrou que 61% dos americanos ouvidos acreditam que o país tomou a decisão certa ao atacar o Japão com as armas nucleares. Apenas 22% acreditam que a decisão foi errada.
Veja também:
.: Japonês sobreviveu às bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki