Festival do Japão de 2009 atrai participantes de todo o Brasil
Dias 17, 18 e 19 de julho, em São Paulo, aconteceu o 12° Festival do Japão, o maior evento de cultura japonesa na América Latina. A edição de 2009 vinha com a árdua missão de manter a visibilidade conquistada no festival de 2008, ano do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. E, segundo os organizadores, as expectativas foram atendidas.
“Com a crise econômica, pensamos que algumas empresas patrocinadoras não participariam. No entanto, quase todas as grandes companhias estiveram presentes, e o público deve igualar ao do ano passado. O festival extrapolou os limites da comunidade nipo-brasileira e tornou-se uma importante data do calendário paulista”, diz Akeo Yogui, presidente do Kenren, entidade organizadora do evento.
A programação do festival foi eclética. Para os amantes de gastronomia, o estande da empresa Sakura oferecia workshops gastronômicos, enquanto os estandes de associações de províncias vendiam pratos típicos da culinária de cada região do Japão. Havia espaços de atividade específicos para crianças e idosos.
No palco principal, aconteceram shows da cantora japonesa Mariko Nakahira, do cantor de música sertaneja Joe Hirata, apresentação de taikô, danças tradicionais japonesas e artes marciais, entre outras atrações. O grande momento, no entanto, foi a realização do concurso Miss Festival do Japão 2009, que coroou a nikkei Larissa Romani Mizuhira.