Celulares tornam carteiras obsoletas no Japão
Mais de 50 milhões de usuários de celulares do Japão, o que representa metade do total, possuem telefones que são utilizados como cartões de crédito/débito.
O exemplo de Satoshi Tada é típico. O trabalhador de 25 anos faz compras, ganha comida de graça e recebe descontos especiais por pagar com o seu aparelho celular.
“Eu o utilizo todo dia. Você pode carregar dinheiro nele e não precisa procurar um caixa eletrônico. Eu até mesmo ganho pontos porque ele está ligado ao meu cartão de crédito”, disse Tada à agência de notícias Reuters. Ele falou que quase não tira mais a sua carteira tradicional do bolso.
Uma das principais barreiras para a implementação do sistema não é a tecnologia, mas a criação de um modelo de negócios que torna a atividade lucrativa para empresas de telecomunicação e de crédito. E nessa área o Japão também inovou.
A KDDI, a principal operadora de telecomunicações do Japão, abriu um banco em parceria com o Mitsubishi UFJ Financial. A DoCoMo, a maior provedora de celulares, oferece cartões de crédito e serviços de empréstimo junto com o Sumitomo Mitsui Financial, o terceiro maior banco do país.
Empresas ocidentais estudam maneiras de implementar o sistema japonês em escala global, mas ainda enfrentam problemas como a barreira psicológica dos clientes utilizarem o aparelho como um cartão e a falta de sintonia entre empresas de financiamento e comunicação.
“Mas sem dúvida existe uma forte demanda dos consumidores por esse tipo de serviço”, disse James Anderson, presidente da Mastercard, a maior empresa de cartões de crédito do mundo, completando que a empresa discute com diversos bancos a possibilidade de lançar um serviço semelhante na Europa e nos EUA.