Semana Cultural Brasil-Japão

Nesta sexta-feira dia 13, às 19h, começam oficialmente as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, com a abertura da Semana Cultural Brasil/Japão, que será realizada no Centro de Convenções Anhembi.

O evento estará aberto ao público de 14 a 22 de junho, com entrada franca, e pretende trazer um panorama completo da cultura, das artes e da tecnologia do Japão para o Brasil, tendo como um dos objetivos incentivar o intercâmbio entre os dois países.

A programação da Semana visa oferecer ao público uma oportunidade de conhecer e aprender um pouco da cultura nipônica com os melhores profissionais e especialistas brasileiros e japoneses. As atividades serão divididas em três partes principais: Arte e Tradição do Japão, Workshops As Artes do Japão e o Simpósio Brasil-Japão.

A Editora JBC também estará presente no evento na sala Artes do POP. A área será dedicada aos jovens e admiradores da cultura pop japonesa. Terá oficinas de mangá, animê, ilustração, cursos de indumentária (cosplay) e exibição de filmes e concursos.

Confira fotos do evento em:
Solenidade dá início a Semana Cultural

Confira os principais eventos da Semana:

HIBIKI FAMILY
Dia 14/6, às 14h – Artes do Corpo
Akito, um dos componentes do grupo formado ainda por Kazuma e Yuka, mostrará o processo de transformação de um ator do sexo masculino em personagem feminino. Esta demonstração de maquiagem, figurinos e gestos do onnagata se chama visagismo

Dias 15 e 20/6, às 15h30, no Grande Auditório- Apresentação do grupo

ETIQUETA JAPONESA
Dia 16/6, às 18h – Arte dos Sabores
Lumi Toyoda, palestrante especializada em cultura oriental, fala sobre a etiqueta na culinária japonesa

JAZZ SINFÔNICA CONVIDA MAWACA E TAIKO SHÔ
Dia 16/6, às 20h – Grande Auditório
A Jazz Sinfônica convida o grupo Mawaca, de música étnica, para uma apresentação onde se mistura a MPB em versão sinfônica com a música folclórica japonesa em versão inusitada acompanhada pelo grupo de tambores Taiko Shô.

EQUIPE LUIZA SATO
Dia 16/6, de 11h às 16h Artes do Corpo
A equipe Luiza Sato apresenta diversos tipos de massagem para o público em geral. Atividade in memorian de Luiza Sato, que será homenageada no evento.

JUN SAKAMOTO
Dia 17/6, às 15h – Auditório 9
Palestra “Conceitos do design culinário”, e lançamento do livro Jun Sakamoto – O Virtuose do Sushi (Editora Beï), escrito pelo jornalista Thomaz Souto Corrêa. A caixa contém outras publicações: um ensaio em preto-e-branco feito pelo fotógrafo Cristiano Mascaro e o guia de restaurantes e atrações culinárias Jun por Jun.

Dia 18/6 e 20/6, às 15h – Artes dos Sabores
Encontros “Jun Sakamoto – A Arte do Sushi”

TURMA DA MÔNICA / MASCOTES TIKARA E KEIKA
Dia 17/6, às 18h – Auditório 9
O desenhista e criador Maurício de Sousa aborda o processo criativo e a transformação dos mascotes Tikara e Keika em produtos comerciais e suas estratégias de inserção no mercado.

BALÉ YUBA
Dia 19/6, às 20h – Grande Auditório
O balé da comunidade Yuba (comunidade rural localizada na região de Mirandópolis que abriga 61 japoneses e descendentes) faz espetáculo com narrativa baseada no cotidiano dos imigrantes.

CAMPEONATO DE KARAOKÊ
Dias 21 e 22/6 – Grande Auditório

CAMPEONATO DE COSPLAY
Dia 21/6, das 19h às 23h – Auditório Elis Regina
Abriga a etapa brasileira do World Cosplay Summit, o maior concurso de Cosplay do mundo.

FERNANDA TAKAI
Dia 22/6, às 20h – Auditório Elis Regina
Show de encerramento da cantora Fernanda Takai, vocalista da banda mineira Pato Fu, que lançou em 2007 seu primeiro CD solo “Onde brilhem os olhos seus”. Ela interpreta em japonês o clássico da MPB O Barquinho.

KENZO
Dia 20/6, às 11h – Auditório 9
O estilista Kenzo realiza palestra “O Japão como precursor da moda no Ocidente”.

ÂNGELA HIRATA
Dia 20/6, às 11h – Auditório 9
Seguindo a tríade design-ecologia-sustentabilidade, a empresária fala sobre a reformulação da marca Amazon Life, que fabrica acessórios utilizando couro vegetal de seringueira. Ela abordará conceitos como reciclagem, reutilização de matéria-prima e recondicionamento do produto com preocupações ambientais.

YÛKI ATAE
Grande Auditório
Exposição de bonecos feitos de pano do artista japonês Yûki Atae com 50 obras exibidas em NY e Paris. Destaque para um boneco confeccionado especialmente para a exposição, em homenagem aos 100 anos da Imigração Japonesa.

HELLO KITTY
A personagem japonesa conhecida mundialmente estará presente no evento em stand com atividades infantis, como desenho e pintura. Uma parte do espaço abrigará um cenário em que Hello Kitty poderá ser fotografada com as crianças. As fotos serão impressas na hora e exibidas no telão do stand.

COLETIVO DE ARTISTAS MOYASHIS
Dias 18 e 19/6, a partir das 11h
O coletivo de artistas brasileiros contemporâneos moyashis faz uma invasão no espaço oficial do evento. Os artistas produzirão ao vivo painéis de arte urbana, stickers, grafitti, ilustração, poesia etc.

Dia 22/6 – 18 horas – Auditório 9
Palestra sobre o coletivo de artistas

::CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA::

Semana Cultural Brasil-Japão
Evento oficial do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil
Realização: Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil
Período: 14 a 22 de junho de 2008, de 9h às 21h
Local: Centro de Convenções do Anhembi e Auditório Elis Regina/São Paulo – Av. Olavo Fontoura, 1209
Entrada gratuita (não é necessário apresentar ingresso para a Semana Cultural)