Kobe prepara festa para o centenário

A partir de sábado 12, a cidade de Kobe (na província de Hyogo) estará em festa para comemorar o centenário da imigração japonesa. Há eventos para brasileiros e japoneses, resultado de um trabalho da NPO Comunidade Brasileira de Kansai (CBK) iniciado há quatro anos, com apoio do Consulado-Geral do Brasil em Nagoya, do governo de Hyogo, da prefeitura de Kobe e de brasileiros voluntários que reservaram parte de suas horas vagas para tornar esse projeto possível.

Nas duas semanas de duração, a lista de programas é extensa e variada, para agradar a todos os gostos. Na parte cultural, dá para escolher entre assistir documentários sobre os brasileiros no Japão e filmes inéditos no Nipo Cine Brasil – Mostra de Cinema Brasileiro no Japão, organizado pelo casal Sanada.

A mostra conta com o patrocínio do Banco Real e apoio do jornal Tudo Bem e da revista Gambare!, da Editora JBC, que estará participando com uma exposição de fotos tanto do Japão quando da comunidade. Na música, a escolha fica entre matar a saudade com uma seleção de chorinho, bossa nova, forró samba; conhecer o que é uma música “eissa” de Okinawa e ouvir um bem bolado com taiko, capoeira e maracatu.

Como é uma oportunidade para chamar a atenção dos japoneses para a realidade da comunidade brasileira no Japão, com seus problemas que só quem faz parte dela compreende de forma profunda, haverá um painel com brasileiros falando sobre trabalho e saúde do dekassegui, entre outros temas.