Trem-bala entre Rio e São Paulo
Um projeto elaborado há cerca de dois anos pode se tornar realidade no ano do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Trata-se da construção de uma rede ferroviária de alta velocidade ligando a cidade do Rio de Janeiro a São Paulo. A licitação para o estudo de viabilidade da obra já foi concedida e diversas empresas interessadas na construção já se manifestaram, incluindo algumas das principais companhias japonesas do ramo.
O projeto ganhou força nas últimas semanas depois que o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, fez uma viagem ao Japão, aproveitando a data comemorativa do Centenário para buscar novos investimentos internacionais para o Estado.
Lá, Cabral se reuniu com empresários japoneses que se mostraram interessados na construção do trem-bala que ligaria as duas cidades.
De acordo com reportagem do jornal Correio do Brasil, o secretário de Transportes Júlio Lopes afirmou que o pioneirismo do Japão na construção de trens-bala pode contar muito na hora da decisão sobre qual companhia privada ficará com o projeto.
“As empresas e o governo japonês desejam muito construir o trem de alta velocidade. O Japão foi o primeiro país do mundo a desenvolver essa tecnologia, em 1960, e é impressionante como ela já era desenvolvida há 40 anos. Vou me empenhar muito para que o trem-bala saia do papel o mais rápido possível, pois é muito importante para os dois Estados e trará conforto, segurança, pontualidade e mobilidade para a população”, afirmou o secretário à publicação.
A comitiva chefiada pelo governador do Rio também viajou no trem de alta velocidade japonês Shinkansen e foi recebida pelo presidente da companhia Mitsui Bussan, maior fabricante de trens no mundo.
Segundo a reportagem do jornal a empresa nipônica, também manifestou seu interesse na construção da linha férrea que, de acordo com projeções, ligará a estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, e a Estação da Luz, em São Paulo. O percurso de 403 quilômetros levaria cerca de uma hora e 25 minutos para ser completado.