Tenha saúde brincando com o Wii Fit
Se há alguns anos era praticamente impossível encontrar as palavras “saúde” e “videogame” em uma mesma sentença, hoje essa restrição se mostra completamente ultrapassada. O principal agente dessa mudança tem um nome: Wii Fit.
Munido de um controle em formato de prancha (Balance Board), que funciona através de sensores de peso e movimento, o usuário pode realizar uma aula de yoga, simular um salto de esqui ou até participar de um treinamento de futebol, sem sair da própria casa. O jogo, lançado pela Nintendo em dezembro de 2006, já superou a marca de 1 milhão de unidades vendidas, e parece ter conquistado de vez as famílias japonesas.
Esse lançamento dá continuidade à proposta da Nintendo em criar jogos cada vez mais simples e acessíveis para atingir um público vasto e eclético. Se o portátil DS tem títulos para desenvolver seu cérebro, o Wii se responsabiliza pela saúde do seu corpo. Os comandos são quase 100% instintivos, e não exige a memorização de uma seqüência de botões a serem apertados. Basta subir na prancha e se divertir, ou melhor, se exercitar.
Como em qualquer título da plataforma Wii, o rendimento individual é registrado no seu perfil (Mii) e pode ser comparado com outros usuários, seja um membro da família que compartilha o aparelho, ou mesmo com um amigo que vive em outra localidade, através de conexão via internet. É possível calcular seu índice de massa corporal, criar gráficos de rendimento e estabelecer metas, seja para perder peso ou para melhorar sua forma física.
O atual presidente da Nintendo, Satoru Iwata, costuma dizer que “se conquistarmos as donas-de-casa, que sempre foram as maiores inimigas dos videogames, nosso mercado terá um futuro muito promissor”.
O lançamento do Wii Fit parece ser a cartada mais certeira neste sentido, e tudo indica que em um futuro muito próximo, veremos as então “inimigas” adotando um videogame como seu maior aliado.