Piloto da ANA é punido por beber antes dos vôos
Um piloto da All Nippon Airways teve a licença de vôo cancelada nesta terça-feira após ter se descoberto que ele chegou a beber nove horas e meia antes de decolar em setembro do ano passado. Um regra da ANA proíbe que os comissários de bordo tomem bebidas alcóolicas antes das 12 horas que precedem um vôo.
Além de ter o brevê cassado, o piloto de 38 anos também deverá tomar outras punições. “Não tenho qualquer desculpa pela minha atitude relaxada em relação à regra”, teria dito ele, segundo a ANA.
No caso ocorrido dia 3 de setembro de 2006, o capitão teria bebido duas garrafas de cerveja e três copos de shochu junto com um conhecido em hotel de Nagoya até às 22h. No dia seguinte, às 7h25, ele decolou do aeroporto de Chubu, em Aichi, até o aeroporto de Niigata.
As leis de aviação proíbem pilotos de voar se houver a possibilidade de eles estarem sob efeito de álcool. Porém, nos exames pré-decolagem, não foi detectado resquícios de álcool no capitão.
A investigação começou em janeiro, após o capitão ter revelado que bebia antes dos vôos, mas depois vou atrás e negou a declaração. Mas tarde, ele novamente admitiu ter violado as regras.