Imperatriz Michiko faz 73 anos e comenta sobre netos e imigração
A imperatriz Michiko completou 73 anos de idade neste sábado expressando a felicidade de ser avó e ainda comentou sobre o centenário da imigração japonesa no Brasil, em 2008.
“Infelizmente, não poderei viajar ao Brasil desta vez, mas aqui no Japão junto com o imperador, refletirei sobre as dificuldades enfrentadas pelos japoneses que emigraram para várias regiões do mundo”, disse a imperatriz Michiko, em uma carta veiculada à imprensa pela Agência da Casa Imperial.
“Hoje, 100 anos depois, mais de 300 mil imigrantes sul-americanos são estimados morando no Japão. Espero que eles possam superar a dificuldade de morar longe de casa e serem bem recebidos pela sociedade japonesa assim como nossos emigrantes foram.”
Na semana passada, a agência anunciou que o príncipe herdeiro Naruhito visitará o Brasil em junho de 2008 para participar das comemorações do centenário da imigração japonesa.
Netos
Na carta, Michiko também mostrou ser uma avó coruja.
“Cada vez que eu vejo meus netos, penso que há um sentimento especial diferente da alegria de ser mãe”, disse a imperatriz do Japão.
A esposa do imperador Akihito é avó da princesa Aiko, 5 anos, a filha única do príncipe herdeiro Naruhito e da princesa Masako; de Hisahito, 1 ano, Mako, 15 anos, e Kako, 12 anos, os três filhos do príncipe Akishino e da princesa Kiko.
A imperatriz também contou que seus netos tentaram ensiná-la a andar de triciclo, e descreveu as princesas Mako e Kako como “duas mães que cuidam do pequeno Hisahito”.
“Olhar elas segurarem Hisahito e trocar suas roupas tão atenciosamente e com facilidade, como se já fossem mães, ou ver a maneira como Aiko aproxima-se de Hisahito, que é menor do que ela, e gentilmente toca sua mão — isso me dá uma imensa alegria.”