Sony lançará primeira TV de OLED do mundo em dezembro
A Sony anunciou nesta segunda-feira o lançamento do primeiro televisor OLED do mundo para dezembro no Japão, a preço de 200 mil ienes.
As TVs de OLED (sigla em inglês para díodo orgânico emissor de luz) terão 11 polegadas e produção de 2 mil unidades por mês. As vendas começarão à partir do dia 1º de dezembro.
“Quero lançar o primeiro televisor OLED do mundo para simbolizar o retorno do poder tecnológico da Sony”, disse o presidente da Sony, Ryoki Chubachi, na sede da empresa em Tokyo.
A companhia ainda não tem data prevista para o lançamento dos televisores no exterior.
A tecnologia OLED, que não é exclusiva da Sony, deverá ser a tendência do futuro das televisões, segundo especialistas. Com telas de somente 3 milímetros de expessura, as TVs de OLED consomem 40% menos energia porque não necessitam de luz atrás da tela, como os televisores LCD.
Além disso, as TVs de OLED oferecem níveis inéditos de brilho e contraste, assim como a reprodução de uma maior gama de cores.
Katsumi Ihara, vice-presidente da Sony, disse que a companhia não acredita que os televisores OLED deverão substituir os de LCD em um futuro imediato.
“Acreditamos que a tecnologia OLED tem grande potencial”, disse Ihara. “Mas até o momento, não podemos prever se as TVs de OLED substituirão as de LCD e quão grande será o mercado de televisores OLED.”