Aquecimento global pode trazer dengue para Hokkaido
O aquecimento global pode levar doenças tropicais, como a dengue, até Hokkaido, a região mais ao norte do Japão, mostrou um recente estudo do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas.
Segundo a pesquisa, o aumento da temperatura na região pode criar – até o final do século – novos focos de habitats do mosquito transmissor do vírus, segundo os pesquisadores.
O que tem causado alerta nos cientistas é o avanço do habitat do mosquito Aedes albopictus, que atualmente concentra-se em Akita, a 200 quilômetros ao sul de Hokkaido. O Aedes albopicuts, também conhecido como mosquito tigre asiático, é um dos transmissores do vírus.
Mutsuo Kobayashi, um dos relatores, disse que é impossível prevenir a expansão dos insetos e dos pacientes com dengue. “O melhor seria nós removermos o mosquito”, disse ele.
O Aedes albopicuts normalmente vive em áreas onde a temperatura média anual é de 11 graus ou mais. A temperatura média em Hokkaido foi de 8,8 graus em 2003.
A dengue é mais comum em países tropicais ou subtropicais, como a América do Sul e o sudeste asiático. Cerca de 50 milhões a 100 milhões de pessoas contraem a doença anualmente. O Japão costuma registrar somente algumas dezenas de infectados por ano.